Misterioso pentagrama visto no Google Maps é explicado

Teóricos da conspiração, liguem seus motores: Nos estepes da Ásia central, em um canto isolado do Cazaquistão, há um grande pentagrama gravado na superfície da Terra. E agora uma arqueóloga revelou a fonte da misteriosa estrutura.

Coordenadas para visualizar a estrutura no Google Maps: 52.479592,62.185823

A estrela de cinco pontas rodeada por um círculo, localizada na margem sul do Reservatório Tobol Superior, mostra-se vividamente no Google Maps. Quase não há outros sinais de ocupação humana na área – a mais próxima é a cidade de Lisakovsk, a cerca 20 quilômetros a leste.

A região circundante de Lisakovsk está repleta de ruínas arqueológicas. Assentamentos da Idade do Bronze, cemitérios e outras construções – muitas das quais ainda não foram exploradas – pontilham a paisagem varrida pelo vento.

Mas o que esse símbolo bizarro, medindo cerca de 366 metros de diâmetros, faz ao lado de um lago desolado no norte do Cazaquistão? Naturalmente, muitos comentários online já relacionaram o símbolo à adoração do diabo, seitas religiosas nefastas ou habitantes do submundo. O pentagrama cazaque certamente não é a primeira descoberta estranha feita a partir do Google Maps. 

O pentagrama é um símbolo antigo utilizado por muitas culturas (não-satânicas) e grupos religiosos. Ele foi adotado pelos mesopotâmios, pitagóricos (seguidores de Pitágoras, o antigo matemático grego), cristãos, maçons e Wiccans.

Embora seja difícil de discernir a partir de uma fotografia aérea exatamente o que o pentagrama é, Emma Usmanova, experiente arqueóloga, tem uma resposta.

“É o contorno de um parque feito sob a forma de uma estrela,” disse Usmanova. A estrela era um símbolo popular durante a era soviética (o Cazaquistão fazia parte da antiga União Soviética até sua dissolução em 1991). Estrelas foram muitas vezes utilizadas em toda a União Soviética para decorar fachadas de edifícios, bandeiras e monumentos.

A estrela da era soviética à beira do lago do parque é marcada por estradas que estão agora alinhadas com árvores, Usmanova explicou, o que torna a forma da estrela ainda mais distinta em fotos aéreas. 
Via LiveScience

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...